Journal archives for December 2021

December 14, 2021

Animais e plantas de importância médica


Pesquisas por grupos taxonômicos específicos


Os links abaixo retornam observações fotográficas de organismos pertencentes a um mesmo grupo taxonômico, extraídas da plataforma iNaturalist, independentemente da ocorrência médica associada. Para saber o perigo que cada um dos seres mostrados representa, é necessário clicar sobre a imagem e localizar a entrada “Campos de observação”. É neste campo que se define se um organismo é peçonhento, urticante, perfurante ou, de algum modo, prejudicial ao ser humano ou a animais domésticos.


Cobras e lagartos (Squamata)


[Foto: Henrique C. Costa]
Escorpiões (Scorpiones)


[Foto: Mário Márcio]
Aranhas (Araneae)


[Foto: Jean Martins]
Lacraias (Chilopoda)


[Foto: a_f_r]
Lagartas e pupas (Lepidoptera)


[Foto: Douglas Oliveira]
Mariposas e borboletas adultas (Lepidoptera)


[Foto: Edson Gasperin]
Carrapatos (Ixodida)


[Foto: tsssss]
Mosquitos, mutucas e moscas (Diptera)


[Foto: Adriano Maciel]
Formigas, abelhas e vespas (Hymenoptera)


[Foto: José Carlos Merino Mombach]
Lagartas e adultos de besouros (Coleoptera)


[Foto: Douglas Oliveira]
Sapos, rãs e pererecas (Anura)


[Foto: belgianbirding]
Tubarões e Arraias (Elasmobranchii)


[Foto: Jacqueline Vieira]
Peixes (Actinopterygii)


[Foto: Nelson Wisnik]
Baiacus, Peixes-cofre e Afins (Tetraodontiformes)


[Foto: Pablo Guilherme]
Águas-vivas (Scyphozoa)


[Foto: Gustavo Navarro]
Cubomedusas (Cubozoa)


[Foto: Charles Avenengo]
Morcegos (Chiroptera)


[Foto: Rodrigo Tinoco]
Ouriços-cacheiros (Erethizontidae)


[Foto: Fábio Manfredini]
Cogumelos (Fungi)


[Foto: Renata Lepage]
Plantas urticantes (Plantae)


[Foto: Ana Carolina da Fonte]


Organismos considerados de importância médica
Retorna todas as observações da base de dados iNaturalist marcadas como capazes de causar algum tipo de dano ao ser humano ou a animais domésticos (ofidismo, escorpionismo, araneísmo, ictismo, etc.)


Pesquisas por tipo de ocorrência clínica
Os links a seguir retornam observações de organismos pertencentes a diferentes grupos taxonômicos, porém associados a um mesmo tipo de sintoma de interesse médico.


Organismos urticantes
Retorna registros de organismos irritantes, causadores de queimações (lagartas e adultos de mariposas e borboletas, plantas urticantes, águas-vivas, besouros, etc.)


Organismos alergênicos
Retorna registros de organismos capazes de provocar alergias através de picadas e mordidas ou quando tocados.


Organismos venenosos possuidores de peçonha
Retorna observações de todos os organismos marcados como possuidores de veneno com capacidade de inoculação (cobras, aranhas, escorpiões, arraias, abelhas, vespas, etc.)


Organismos perfurantes
Retorna observações de organismos com aguilhões ou espinhos não venenosos (bagres, ouriços-cacheiros, ouriços-do-mar, etc.)


Organismos capazes de mordidas traumáticas
Retorna observações de organismos selvagens com dentes, capazes de causar lacerações importantes (piranhas, traíras, jacarés, cobras não venenosas, gambás, etc)


Vetores de patógenos e parasitas
Retorna observações de carrapatos, mosquitos de diferentes famílias, morcegos e outros organismos potencialmente hospedeiros de patógenos e parasitas.


Plantas e animais tóxicos
Retorna observações de plantas e animais capazes de provocar alterações nos sistemas circulatório, gastro-intestinal e nervoso central, quando tocados ou ingeridos.


Organismos que apenas causam dor
Retorna registros de organismos não venenosos, capazes de causarem dor, sem consequências médicas mais importantes, porém similares a outros perigosos. Visa prevenir tratamento ou medicação inadequada ao permitir a comparação entre organismos visualmente parecidos.



Contexto


[Foto: Alenilson]


É bastante comum a ocorrência de acidentes com organismos dotados de peçonha ou ferrão, venenosos ou não, alguns capazes de injetar ou espargir substâncias que provocam queimaduras e lesões ou transmitem doenças, sendo todos considerados eventos de importância médica. Algumas dessas ocorrências podem levar a situações graves, inclusive com risco de óbito, se não adequadamente tratadas.


Frequentemente, “vítimas” de acidentes com animais e plantas, ao comparecerem a um hospital ou clínica especializada, não se lembram ou não tiveram como levar o animal “agressor” ou vídeos/fotos do mesmo, requisito auxiliar explicitado no Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos da Funasa/Ministério da Saúde.


Espera-se que este boletim sirva como fonte de identificação de animais e plantas, com potencial de dano físico a seres humanos ou animais domésticos, quando necessário, se o “paciente” não puder apresentar evidências confiáveis sobre o organismo causador do evento clínico.



Notas para os interessados (“pacientes”, enfermeiros, médicos ou público em geral)


As pesquisas estão organizadas segundo o grau de conhecimento do interessado em identificar o animal ou planta causadora do evento. Elas podem ser refinadas a partir dos filtros disponíveis na página de resposta, até se identificar a família, o gênero ou a espécie, objetivando diagnosticar corretamente o organismo causador do acidente.


As páginas de resposta são apresentadas em novas abas do navegador e, clicando-se sobre as imagens e textos, pode-se obter novas informações a respeito das observações ou do táxon. Alguns dos filtros disponíveis são:

  • Fornecer um nome comum ou científico em qualquer nível de classificação taxonômica;
  • Informar uma nova localidade para a ocorrência (o Brasil é a definição inicial).



iNaturalistas, auxiliem na identificação e marcação dos “Campos de observação”


Os comandos de pesquisa foram estruturados usando-se um “Campo de observação” que pode ser editado por qualquer usuário iNat, exceto se explicitamente impedido pelo observador. Se você é usuário do iNat e não deseja que suas observações sejam acessadas por este boletim ou discorda da marcação selecionada, me notifique com um comentário abaixo ou na própria observação. Os valores previstos para este campo, até o momento, são:

  • Venenoso - O organismo possui e pode aplicar veneno (abelhas, aranhas, cobras, escorpiões, vespas, besouros, lacraias, peixes ou águas-vivas);
  • Perfurante - O organismo possui aguilhão ou espinhos sem a capacidade de injetar substâncias tóxicas ou venenosas;
  • Urticante - O organismo é capaz de causar dermatite urticante em algum estágio de vida (besouros, lagartas de borboletas e mariposas, etc.);
  • Alergênico - O organismo é capaz de provocar reações alérgicas no paciente, não implicando em outras consequências adversas;
  • Dolorífico - O organismo causa apenas dores locais ou irradiantes, sem outras adversidades para o paciente.
  • Mordida - Animal é capaz de causar desde hematomas e maceração até a perda de membros;
  • Intoxicação - Animal, planta ou fungo (cogumelo) é capaz de causar intoxicação de qualquer tipo;
  • Vetor - Animal é vetor para doenças, independentemente de causar dor ou não.


O motivo para se usar “Campos de Observação” objetiva permitir a seleção de imagens de melhor qualidade visual e restringir o volume de observações retornadas ao interessado. A ordem de apresentação é baseada no número decrescente de “favoritos” marcados nas observações.


Fiz a marcação de alguns “Campos de Observação” onde me senti razoavelmente confiante, após consultar diferentes documentos na internet. É desejável que os iNaturalistas com expertise específica auxiliem nestas marcações, especialmente no caso dos fungos e plantas, dada a enorme variedade de espécies e reduzida literatura nacional disponível na rede.


Comentários, críticas, sugestões e correções são muito bem-vindas.


Referências:
Guia de Vigilância em Saúde – Volume Único – 3a. Edição – 2019 – Ministério da Saúde
Cobras não-peçonhentas – Artigo online – Vital Brazil
Intoxicações por Cogumelos – Dr. Rodrigo Antônio Brandão Neto, Medicina.net, 2019
Animais aquáticos de importância médica no Brasil, Vidal Haddad Junior, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Set-Out 2003
Guia Ilustrado dos Animais Venenosos e Peçonhentos no Brasil – 2a. Edição Revisada e Ampliada – Marco Antônio de Freitas – Editora USEB - 2011

Posted on December 14, 2021 01:54 AM by douglas-u-oliveira douglas-u-oliveira | 0 comments | Leave a comment

Archives

Gracias al apoyo de:

¿Quiere apoyarnos? Pregúntenos cómo escribiendo a snib.guatemala@gmail.com