Ciclo de Chelonarium signatum

Em março de 2020, fotografei um cupim (identificado aqui no Inat como Heterotermes sp.) que estava sob a casca de um tronco de mangueira (Mangifera indica) que iniciava seu processo de decomposição. Para minha supresa, quando passei a foto da câmera para o computador e pude ver a imagem ampliada, percebi que havia outra criatura ali, próxima.
Fiz o upload da imagem aqui e também enviei para o site Insetologia (www.insetologia.com.br). Encontrei essa criaturinha outras vezes e, por não perceber suas perninhas, acabei deixando que escapassem. Elas sempre estavam na madeira, muitas vezes próximas de outros animais: milipedes, formigas, cupins, lagartas broqueadoras...até que, finalmente, consegui encontrar 3 delas e, juntamente com um pedaço de madeira, coloquei em um recipiente plástico e vedei com tecido e elástico.
Durante o tempo em que acompanhei, percebi que se alimentavam da madeira e que tendiam a se esconder em lugares escuros.
Sua anatomia e coloração proporcionam uma camuflagem espetacular, e, muitas vezes quando procurava por eles no pote para Quando manipulados, permaneciam imóveis e em formato de "vírgula", sem serem perturbados, permanecem esticados.
Sua identidade foi um mistério até abril, quando o Cesar, do Insetologia, encontrou um poster (: https://homepages.uni-tuebi...) com o desenho de uma larva semelhante e identificado como Chelonarium! Viva!
Me lembrei que na primavera e verão anteriores, havia visto muitos Chelonarium signatum e também Chelonarium ornatum. Identidade encontrada, agora era preciso segurar a ansiedade para acompanhar o restante do ciclo.
Em outubro, uma das larvas empupou, mas infelizmente, não completou o ciclo. Poucos dias depois, outra larva empupou e, essa sim, completou o ciclo, revelando ser Chelonarium ornatum. A terceira larva não chegou a empupar. Nesse mesmo período, encontrei vários adultos do mesmo gênero, inclusive acasalando (espero encontrar mais larvas em 2021!). A larva que acompanhei, completou o ciclo em novembro.
Para ver o ciclo, acesse: https://www.insetologia.com.br/2020/03/criatura-termitofila-em-minas-gerais.html

Posted on January 1, 2021 09:52 PM by tamiranda tamiranda

Comments

No comments yet.

Add a Comment

Sign In or Sign Up to add comments

Gracias al apoyo de:

¿Quiere apoyarnos? Pregúntenos cómo escribiendo a snib.guatemala@gmail.com