Lasaia agesilas

Há alguns anos, presenteei minha mãe com uma muda de Dedaleiro (Lafoensia pacari), uma árvore nativa do cerrado e que pertence à família 'Lythraceae'. Ela plantou a muda no quintal e, vez ou outra, quando visito minha mãe, o Dedaleiro me presenteia com a presença de algum inseto interessante entre suas folhas.
Dessa vez, foi uma lindíssima lagarta! Eu consegui encontrá-la depois de perceber algumas folhas comidas e presença de fezes nas folhas mais baixas. Procurei, procurei muito, mas não encontrei logo de cara. Voltei à noite com uma lanterna e flagrei a comilona: a lagarta esverdeada, meio achatada, glabra no dorso e com cerdas ásperas contornando seu corpo. Cerdas essas, que apesar de intimidadoras, não eram urticantes.
Eu nunca havia encontrado uma lagarta semelhante a essa. Não consegui sequer imaginar a qual família a bichinha pertencia. Então, enviei as fotos para o Cesar, do www.insetologia.com.br que me deu o palpite de ser uma 'Lasiocampidae'.
Passei a acompanhar o desenvolvimento da lagarta. Eis que um dia, notei que a bichinha havia se enrolado com um anel no graveto onde estava repousando. Uma pena que não tirei fotos pois, pouco depois, ela empupou.
A pupa era muito interessante, diga-se de passagem. Ela denunciou que não se tratava de uma mariposa, mas sim de uma borboleta. Era pequena, movia-se discretamente quando perturbada e, se não estivesse sob constante observação, certeza que teria passado despercebida aos meus olhos. Sua camuflagem, impressionante, faz com que se assemelhe a um galho fino quebrado e recoberto por um pouco de líquen.
Os dias se passaram e, algumas semanas depois, saiu dali uma pequena e irriquieta borboleta que identifiquei como pertencendo à família 'Riodinidae'. Ela era escura e com alguma iridescência na parte superior das asas. Na parte inferior, era clara com pontos pretos. Tão rápida e astuta que quase me escapou sem que eu conseguisse uma foto qualquer.
Procurando por sua identidade, cheguei em 'Lasaia agesilas', uma fêmea! O macho seria facilmente reconhecido pelo hipnotizante tom azul de suas asas, mas a fêmea, muito mais discreta, conta com poucos registros espalhados por aí.
E, só para variar, assim como boa parte dos animais que não são de interesse econômico ou em saúde, há pouquíssima informação sobre essa espécie, o que já me deixa grata em poder contribuir um pouco mais com o que sabemos sobre a 'Lasaia agesilas'.

Posted on February 9, 2021 05:25 PM by tamiranda tamiranda

Gracias al apoyo de:

¿Quiere apoyarnos? Pregúntenos cómo escribiendo a snib.guatemala@gmail.com